Nossa Resistência é Ancestral!
Mulheres Negras Resistem!
20 de novembro é o Dia da Consciência Negra! Inspiradas pela essência de Dandara dos Palmares, mulher forte que organizava a resistência do Quilombo dos Palmares, estaremos juntas e organizadas nas ruas contra o racismo e o sexismo que oprime a vida das mulheres negras.
Em tempos de fome e miséria são as mulheres negras que ainda hoje são submetidas às piores condições de vida por este Estado de herança escravagista.
Mas é com a mesma garra de Dandara, de quem se lança à morte por não aceitar a submissão que as lideranças femininas nas periferias, as domésticas, as vendedoras ambulantes, as cuidadoras, as trabalhadoras da limpeza se lançam todos os dias enfrentando os baixos salários e a violência do Estado e doméstica.
Neste dia 20/11/21 as mulheres negras estarão presentes em manifestações por todo o Brasil com a força ancestral da resistência de Dandara para esperançar e transformar esta realidade porque nossos passos vêm de longe!
Este ano faz 50 anos desde que a primeira manifestação foi realizada, em 1971. Em plena ditadura o Grupo Palmares do Rio Grande do Sul organizou pela primeira vez o Dia do Negro.
A iniciativa passou a ser realizada em todo o país, em 1978, com a fundação do Movimento Negro Unificado. A data foi oficializada em 2003. E faz referência ao aniversário de Zumbi dos Palmares.
Nestes 50 anos nos aquilombamos para enfrentar a hipocrisia da elite branca que governa o país é este ano não será diferente. Vamos juntas gritar fora a fome, fora a miséria, fora a violência, fora o machismo, fora o racismo!
#VidasNegrasImportam
#DiadaConscienciaNegra
#PelaVidadoPovoNegro