O IX Curso Mulheres Jovens na Defesa de seus Direitos, organizado de forma participativa pelo Núcleo de Mulheres Jovens, reuniu 30 jovens nos dias 7, 8 e 9 de dezembro. Realizado pela Camtra desde 2009, o curso é um espaço de acolhimento, troca e fortalecimento da atuação entre mulheres jovens na defesa de seus direitos.
Durante os três dias do encontro, as jovens participaram de dinâmicas de integração, trabalharam em grupos, debateram o que significa ser mulher hoje e a importância de conhecermos nosso corpo. Também houve momentos para troca de relatos de experiências sobre racismo, vivências sobre sexualidades e discriminação sofrida por mulheres jovens. Para concluir, foram pensadas formas de multiplicação do conhecimento e realizado o planejamento de ações futuras nos locais de atuação das participantes. No segundo dia, à noite, aconteceu o Sarau do IX Curso Mulheres Jovens na Defesa de seus Direitos, no qual as jovens puderam realizar intervenções artísticas, como dança, apresentação musical e poesia.
O Curso Mulheres Jovens na Defesa de seus Direitos é uma realização da Camtra com apoio da Fundação Ford e tem o objetivo de contribuir para formação política de mulheres jovens, incentivando seu protagonismo e a articulação de redes de mulheres jovens multiplicadoras de informações e estratégias de enfrentamento das violências, em especial de gênero, orientação sexual e de raça/etnia.