18 de maio
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, um crime bárbaro conhecido como o “Caso Araceli” chocou todo o país.
Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade, crimes que até hoje permanecem impunes.
Essa violência cruel é estrutural e silenciosa têm números assustadores:
➡️Brasil registra ao menos 136 casos de violência contra crianças e adolescentes por dia no 1º semestre de 2021 (Fórum Brasileiro de Segurança Pública);
➡️Em 2020, primeiro ano da pandemia de COVID-19, o Brasil registrou 37.915 estupros contra crianças e adolescentes (Unicef);
➡️No período de 2019 e 2021 o crime com maior número de vítimas de 0 a 17 anos é o estupro. Quase 85% das vítimas são do sexo feminino. (Fórum Brasileiro de Segurança Pública);
Não Caia na Rede!
📢Desde 2014, a CAMTRA desenvolve a campanha Não Caia na Rede! Não à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem por objetivo compartilhar com meninas e mulheres, em especial as que estão em alguma situação de vulnerabilidade, informações sobre exploração sexual, formas de identificar o aliciamento e de realizar denúncias.
Meninas Indígenas: Presentes!
Seguimos exigindo justiça pelos feminicídios da jovem Daiane Sales, da Reserva Indígena de Guarita/ RS e Raissa Cabreiara, 11 anos, da aldeia Bororo/MS, ambas foram violentadas e brutalmente assassinadas em agosto de 2021.
Lembramos ainda o caso da menina Yanômani de 12 anos, estuprada até a morte por garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Yanômani em Roraima no dia 25 de abril de 2022.
A violência sexual contra meninas indígenas é invisibilsada desde a colonização, mas nós seguiremos denunciando e lutando pelo respeito aos seus corpos e territórios.
Defenda-se
✊🏿Em caso de qualquer suspeita de uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie! Vamos proteger nossas meninas e jovens, cuidar da infância é cuidar do nosso futuro!
Não a exploração sexual de meninas e mulheres!
Por Mim, Por Nós e Pelas Outras!
Fontes:
#ParaTodasVerem Card com fundo de tijolos amarelos e na frente o titulo da data “ 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes e a ilustração de meninas, no canto inferior a barra de informações da camtra.