Violacão do Direitos: Trabalhadora Doméstica de 84 anos resgatada

Você está visualizando atualmente Violacão do Direitos: Trabalhadora Doméstica de 84 anos resgatada

Violação do Direitos:

Trabalhadora Doméstica 84 anos resgatada trabalho análogo à escravidão.

 

Trabalhadora Doméstica negra de 84 anos foi resgatada pela Auditoria Fiscal do Trabalho após ter trabalhado durante 72 anos em condições análogas à escravidão para três gerações de uma mesma família na Zona Norte da capital fluminense Rio de Janeiro.

A trabalhadora, que não teve a identidade revelada para sua preservação, se mudou aos 12 anos para a residência da família para qual trabalhava na intenção de realizar serviços domésticos, mas desde então passou a trabalhar sem receber salário sendo vigiada para não ter contato com o mundo externo, tendo suas visitas e telefonemas controladas.

Segundo o Ministério do Trabalho, esse é o caso mais longo de situação análoga à escravidão registrado no Brasil, desde a criação de o sistema de fiscalização para enfrentar os crimes de condição análoga a escravidão em 1995. Ainda de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, nos últimos 27 anos, foram registrados mais de 58 mil casos de trabalhadoras e trabalhadores em condições análogas a escravidão resgatadas(os) pelo poder público.

Esse caso é mais um que reflete a desvalorização do trabalho das mulheres e das desigualdades sociais herdadas de uma sociedade colonizada, escravocrata, na qual o machismo e racismo continuam estruturando as relações de vida e de trabalho.

Exigimos dignidade, remuneração e justiça para todas as trabalhadoras domésticas!

#PorMimPorNosPorTodas
#TrabalhadoraDomestica
#Trabalhoescravo
#DireitosdasDomesticas

https://www.brasildefato.com.br/2022/05/13/idosa-e-resgatada-apos-72-anos-de-trabalho-analogo-a-escravidao-em-casa-de-familia-no-rio

#ParaTodasVerem: Card com fundo roxo e bege e letras amarelas Logo da Camtra com escudo de vênus com punho em formato de rosa magenta e folhas verdes. hashtags em letras amarelas.