Crimes do Patriarcado – 1 a 15 de março/22

Crimes do Patriarcado – 1 a 15 de março/22

Pelo menos, 27 mulheres foram vítimas de feminicídio, no Brasil, entre 1 a 14 de março de 2022. No levantamento realizado pela Camtra através da internet, em mídias locais. O número que já é alto, pode vir a ser ainda maior, devido a subnotificação e porque muitos feminicídios não são divulgados na imprensa durante o período houveram várias tentativas de feminicídios.

São Paulo foi o estado com maior número de feminicídios, 5, assim como apontou a pesquisa #Elasvivem da Rede de Observatórios de Segurança São Paulo apresentou um aumento de 27% de registros em relação ao ano passado e chegou ao número de 929 eventos monitorados: 157 feminicídios, 501 agressões e tentativas de feminicídios e 97 estupros. Os dados gerados pelas nossas pesquisadoras em relação ao número de feminicídios foram maiores que os números oficiais: dados do governo apontam 136 mortes.

Veja abaixo o levantamento por Regiões e Estados:

Sudeste: 11 SP (5), MG (4), RJ(2);Nordeste: 7 AL (2), PE (2), SE (2) BA ( 1); Sul MS (2), SC (1), PR (1), RS (1); Centro Oeste MT (1) e GO (1). Não levantamos nenhum feminicídio durante a quinzena na Região Norte.

Neste levantamento, percebemos muitas tentativas de feminicídio, ou seja, mesmo sem conseguir concretizar o feminicídio seus companheiros ou ex, atentaram contra a vida das mulheres.

Por isso é importante lembrar que a violência contra a mulher precisa ser denunciada, por toda a sociedade, para que possamos juntas(os) defender a vida das mulheres.

 

Se você ouvir ou presenciar xingamentos, agressões, humilhações, não fique calada(o) saiba onde procurar ajuda em www.camtra.org.br/defenda-se

 

#paratodaaverem: 3 cards com fundo roxo, letras amarelas e brancas, escudo de vênus com punho em formato de rosa magenta e folhas verdes, cada um com a foto de uma mulher vítima de feminicídio.

 

#epelavidadasmulheres

#pormimpornosepelasoutras

#feminicidio

#violenciadomestica

#crimesdopatriarcado