Theodosina Rosário Ribeiro – Março de Lutas pelas Mulheres

Você está visualizando atualmente Theodosina Rosário Ribeiro – Março de Lutas pelas Mulheres

Theodosina Rosário Ribeiro, nasceu no ano de 1930, quando mulheres ainda não tinham direito a participar ativamente da política no Brasil, Theodosina tomou gosto pela política com influência de seu pai, que era admirador de Getúlio Vargas.

Sua trajetória, cercada de muitos desafios, foi de luta por mais liberdades para as mulheres e todas as pessoas negras. Mas foi depois de entrar em uma escola como professora e depois como diretora, que começou a assumir uma postura cada vez mais política.

Em vida, Theodosina falava em entrevistas que assumir a direção de uma escola, é um cargo político. “Na minha época, as diretoras lutaram muito para que o professorado tivesse melhores condições de trabalho”.

Em 1968, foi eleita vereadora de São Paulo, a primeira mulher negra eleita para o cargo. Dois anos depois se candidatou como Deputada Estadual de São Paulo, mais uma vez foi eleita, sendo, novamente, a primeira mulher negra no cargo. Nele, ficou até o ano de 1983.

Fiel defensora da democracia, Theodosina foi eleita pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição à ditadura militar.

Na época participou de diversas comissões sempre preocupada com as questões sociais, raciais e de gênero. “A mulher negra sofre preconceito por ser mulher e por ser negra, ganha menos do que os homens e menos do que as mulheres brancas”, denunciava.

Homenagear Theodosina é reafirmar a importância de mais mulheres na política, é reafirmar o direito que temos de assumir todos os espaços.

Viva Theodosina Rosário Ribeiro!

Fontes:

https://www.geledes.org.br/conheca-a-trajetoria-de-vida-e-politica-de-theodosina-ribeiro/?fbclid=IwAR0qEgvsm_R2AsCn2I_18w1jL6FvVsED7m70AMaFMI73b3SGtTSjlJtEunM