Eleutéria Amora, Coordenadora Geral da Camtra, foi entrevistada em uma matéria da TV Brasil sobre a dificuldade das mulheres em conseguirem trabalho.
Em sua fala, Eleutéria afirma que são as mulheres as que mais se dedicam ao trabalho, pois precisam da renda para o sustento da sua família e que há um mito de que por ficarmos grávidas, em algum momento podemos atrapalhar a produção de uma empresa.
Segundo a pesquisa do IBGE, mesmo com uma maior qualificação, não são as mulheres que estão nos maiores cargos de empresas. Em 2019, as mulheres ocupavam 37,4% dos cargos gerenciais e recebiam 77,7% do rendimento dos homens.
A pesquisa mostra também que em lares onde há crianças de até 3 anos de idade, são as mulheres as mais afetadas na busca por emprego. Nesta situação, pouco mais da metade das mulheres (54,6%) estava efetivamente ocupada.
Em lares sem crianças nessa faixa etária, o nível de ocupação das mulheres foi de 67,2%. Entre os homens, o nível de ocupação é superior tanto em lares com crianças com até 3 anos de idade (89,2%), quanto em lares sem crianças nesse grupo etário (83,4%).
Seguimos Juntas na luta pelos nossos direitos, por igualdade salarial e por mais oportunidades!
Para ler outras análises da pesquisa clique aqui.