Companheiras!
No dia 5 de março de 1871, na Polônia, nasceu Rosa Luxemburgo. Filósofa, militante comunista e feminista, Rosa travou, durante toda a sua vida, uma intensa luta pelos direitos trabalhistas, principalmente no que diz respeito a causa das mulheres operárias europeias.
Como muitas mulheres trabalhadoras, Rosa começou sua luta em movimentos dentro da escola onde estudava, em Varsóvia, capital da Polônia. No Ensino Médio, entrou para o Partido do Proletariado, que era socialista, e organizou sua primeira greve.
Rosa levou sua luta para a Suíça, Rússia e Alemanha, local que foi seu principal campo de ação contra o sistema de opressão das trabalhadoras e dos trabalhadores.
Com uma voz imponente, era considerada uma mulher rebelde e subversiva. À frente de seu tempo, não se submetia às regras que a sociedade impunha ao seu sexo. Em uma época que o divórcio era um tabu, Rosa se casou duas vezes, uma delas, somente para conseguir a cidadania alemã. Nos dois casamentos se divorciou, no primeiro, após descobrir ter sido traída e, no segundo, após passar o período de necessidade do casamento para garantia da nacionalidade.
“Socialismo ou barbárie” passou a ser a sua frase de luta após perceber que o capitalismo cria a barbárie, especialmente com a ascensão do militarismo e das guerras. Por vir de movimentos sindicalistas, Rosa acreditava na revolução sem armas. Ela defendia a revolução pelo meio de reformas, com formação de sindicatos para unir e apoiar a luta das(os) trabalhadoras(es). Era a favor de uma radical, porém lenta, transformação social em defesa do proletariado.
A vida e luta de Rosa Luxemburgo nos acompanha durante todos os dias de caminhada. Por Mim, Por Nós e Por Todas! Somos Todas Rosa Luxemburgo!
Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/biogr…/rosa-luxemburgo.htm / https://brasil.elpais.com/…/cultura/1547209310_525215.html