Hoje é Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres data instituída em 1999 pela ONU para homenagear as irmãs Minerva e Maria Teresa assassinadas durante a ditadura na República Dominicana.
Todo ano saímos às ruas para denunciar as violências sofridas pelas mulheres do assédio ao feminicídio , todas baseadas na violência de gênero.
Os dados sobre a violência contra a mulher contem, sempre, números alarmantes sobre as condições de vida da população feminina e com a pandemia os números estão aumentando.
O observatório “Um Vírus e Duas Guerras” traz dados sobre essa violência e mostra que entre Março e Abril deste ano houve um aumento de 5% de feminicídios em relação a 2019 somando 195 mulheres mortas.
O aumento desses números ocorre por conta da quarentena e do isolamento social que colocou as mulheres já vítimas de violência doméstica presas em casa com seus violentadores. Acredita-se que o isolamento causou uma queda do acesso a rede de apoio dessas mulheres e também de suas rotas de fuga.
Logo, em 2020 além de lidar com a pandemia do corona vírus, com os cuidados do lar e com questões financeiras muitas mulheres são vítimas de agressões e morte sem ter como procurar ajuda.