Hoje continuamos com as postagens sobre o Dossiê Mulher 2020 que traz a análise da violência sofrida pelas mulheres no ano de 2019 no Estado do Rio de Janeiro. O relatório realizado pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro é dividido por tipos de violência e hoje focaremos nos dados de violência física.
Esse tipo de violência é “evidenciada a partir de vários tipos de conduta que ofendem a integridade ou a saúde corporal da vítima” englobando homicídio doloso, tentativa de homicídio, feminicídio e lesão corporal dolosa.
Cada crime é analisado a partir dos dados coletados pelas delegacias no Estado do Rio de Janeiro trazendo uma análise qualitativa e quantitativa.
Nota-se o alto número de mulheres negras vítimas da violência física além da maioria dos agressores serem próximos às vítimas, normalmente companheiros e ex-companheiros.
Também destaca-se que em muitos casos de feminicídio e homicídio doloso a vítima já sofria outros tipo de agressão, porém não reportava às autoridades o que causa um problema de subnotificação e impossibilidade de ação das autoridades antes do ato fatal.
O Dossiê é um documento amplo e profundo sobre a situação atual da violência contra as mulheres.
Para ler mais acesse: http://arquivos.proderj.rj.gov.br/isp_imagens/uploads/DossieMulher2020.pdf