Em várias cidades do Brasil, vai rolar o 2º Festival pela Vida das Mulheres entre os dias 27 de maio e 02 de junho, em função do 28 de maio, Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna.💜
👉🏾 Aqui no Rio, as mulheres vão se encontrar no próprio dia 28, terça-feira, para um ato com intervenções culturais, com concentração às 16h na Praça XV! https://www.facebook.com/events/453823032037516/
📉 A mortalidade materna são mortes quase 100% evitáveis quando o estado entende a maternidade como uma escolha livre, assegurando informação às mulheres e atenção integral à saúde sexual e reprodutiva com serviços públicos de qualidade e livres de discriminações.
✊🏾 O 2º Festival pela Vida das Mulheres não vem comemorar nada! Ao contrário, vem para resistir ativamente. Não há o que comemorar quando vemos direitos, serviços de saúde e a educação pública se desmoronando neste desgoverno que descarta pessoas em nome do lucro.
🚫 Não há o que comemorar em tempos de perseguição e ameaças, inclusive de morte, contra companheiras que, como nós, defendem a autonomia reprodutiva das mulheres.
⚠ Na questão do aborto, o Brasil está na iminência de uma dramática marcha à ré, com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29, em pauta no Senado. Esta proposta quer retirar das mulheres até mesmo o direito ao aborto nos casos de gravidez por estupro, de gravidez onde há risco de morte para a gestante, e de gravidez de feto anencéfalo (uma malformação incompatível com a vida).
💪🏾 Mais do que nunca reafirmamos nossa luta por liberdade e por uma vida sem violência para todas as mulheres. E esta luta não está separada das lutas por justiça, saúde, informação, educação e acesso a serviços qualidade para todas as pessoas.
🌿 As mulheres que engravidam não merecem perseguição, desatenção ou violência. Merecem atenção e cuidados. Precisamos debater sobre isto. Precisamos lutar por Justiça Reprodutiva! O Festival pela Vida das Mulheres é este momento: seja sozinha ou em coletivo, com uma proposta de debate político ou uma intervenção artística, o dia 28 será um dia de luta contra a morte materna evitavel, pelo acesso a serviços de saúde de qualidade e livre de preconceitos, por justiça reprodutiva e por nenhum direito a menos!
Venha se unir e lutar juntas! Confirme presença, compareça e convide todas: https://www.facebook.com/events/453823032037516/